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Dicas de Excel diferenciais no mercado de trabalho

O Excel é aquele tipo de ferramenta que quanto mais útil se torna, menos “glamour” tem. Gestores preferem falar de softwares renomados, mas poucos admitem que a maior parte da administração ainda é feita através de planilhas de Excel. Em alguns momentos independente. Em outros, em conjunto com os softwares para fazer análises rápidas, fundamentais para a tomada de decisão.
Dicas de Excel diferenciais no mercado de trabalho

Com isso, se cria a figura do “planilheiro” nas empresas. Aquela pessoa que acaba sendo o fera do Excel por deter muito conhecimento sobre a ferramenta. Além dele cumprir suas funções rotineiras, ele ajuda outras áreas a resolver seus desafios criando planilhas específicas.

Sendo um planilheiro ou não, qualquer pessoa deveria saber pelo menos o básico do Excel, a fim de ser capaz de manusear planilhas simples e efetuar pequenas correções. Além disso, conhecimento em Excel é algo muito valorizado no mercado de trabalho e aumenta as chances de profissionais crescerem na carreira.

Por esse motivo, compartilhamos essas dicas para você saber tudo sobre Excel e ser valorizado no mercado de trabalho. Aproveite!

Saiba compartilhar pastas de trabalho
Uma das grandes críticas feitas ao Excel é a perda de informação gerada pela falta de compartilhamento. Enquanto outros softwares possibilitam trabalho simultâneo de um grupo de pessoas, uma planilha de Excel fica estática na máquina do autor e é utilizada por uma pessoa por vez. A grande questão é que essa crítica é falsa. O Excel possui o recurso Pasta de Trabalho Compartilhada.

Para ativá-la, siga os passos abaixo.

Salve o seu arquivo em um local no qual as outras pessoas que irão utilizá-lo tenham acesso. Por exemplo, na nuvem ou na rede da empresa.
Clique em Revisão e em seguida Compartilhar Pasta de Trabalho.
Na guia Editar, clique em Permitir alterações por mais de um usuário…
Na guia Avançado, escolha as suas preferências de controle de alterações por outros usuários.
Clique em Ok para salvar a pasta de trabalho compartilhada.
Perceba que na parte superior da janela, você pode ver agora ” – Compartilhado”.
Sua planilha agora pode ser alterada por mais pessoas simultaneamente.

Conheça fórmulas avançadas
Há várias fórmulas menos conhecidas de Excel que podem facilitar muito o trabalho e até reduzir o peso das planilhas, devido a simplificação de cálculos. Aprender fórmulas de excel avançadas pode ser um grande diferencial na hora de brigar por uma vaga no mercado de trabalho ou por uma promoção dentro de uma empresa.

Veja alguns exemplos de fórmulas avançadas abaixo:


PROCV ou VLOOKUP – serve para buscar um valor verticalmente a partir da primeira coluna de uma tabela. Parece besteira, mas imagina que você possui uma tabela de produtos e quantidades de venda. Em outra aba, você quer buscar a quantidade de vendas de um produto em si. A fórmula PROCV serve justamente para isso. Sua sintaxe é: “=PROCV( valor_buscado ; matriz_tabela ; coluna ; [intervalo de busca] )”
PROCH ou HLOOKUP – parecido com PROCV ou VLOOKUP, porém a busca é feita horizontalmente a partir da primeira linha de uma tabela.
SOMASE, SOMASES, SUMIF ou SUMIFS – serve para somar valores em uma tabela dependendo de diferentes condições. Por exemplo, se você possui uma tabela de vendas e quer somar apenas as vendas do produto “bola de futebol” no mês de janeiro, essas funções são perfeitas para tal.
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